Notícia - Análise de Monte Vista


Confira abaixo a análise sobre o mundo Monte Vista, que foi lançado no mês passado pela The Sims 3 Store.




MONTE VISTA

Monte Vista foi lançada em 6 de dezembro de 2012 na Store notadamente inspirada nas paisagens da Itália, na região da Toscana.


Tintura de terreno e relevo

Monte Vista é cortada por um rio e, bem próximo à sua margem, uma colina alta abriga o centro da cidade, uma nítida referência a cidade medieval italiana de Monteriggioni.


O rio é uma característica forte de Riverview que Monte Vista também compartilha, só que nesta última, o relevo das margens é mais bem acabado. Igualmente como em Riverview, as colinas e plantações compõem o restante da paisagem, sendo que em Monte Vista, a equipe também caprichou mais em detalhes de relevo e tintura nessas áreas.

Tudo isso fortalece a sensação de Monte Vista ser apenas uma Riverview com as arestas aparadas. O grande incômodo, no entanto, é que, o que falta em Riverview e há em Monte Vista, é justamente aquilo que também há em Champs Les Sims (a cidade francesa do Volta ao Mundo). Daí surge uma forte sensação de já ter visto isso antes.


A tintura de terreno de Monte Vista é bastante peculiar e simples. Basicamente composta por terra amarela misturada a um gramado verde-claro, o aspecto final ficou excessivamente monótono e a ausência de maior contraste pode incomodar.

Nas colinas distantes, um recurso bastante curioso foi usado. Há um desenho no solo nessa região que, quando visto de perto, não passa de manchas de grama escura, mas na visão mapa, é possível perceber que são copas de árvores e plantações, possivelmente obtidos através de uma montagem de imagens reais de satélite. Tendo em vista a facilidade de composição e o resultado final, essa técnica se mostrou um recurso inteligente.


Aproveitamento de espaço

aproveitamento do espaço do mundo em Monte Vista não é dos melhores. A cidade praticamente se concentra próxima à foz do rio, onde há a colina.


disposição das ruas também não é boa. Há apenas uma rua que dá acesso ao centro, no topo do monte, cercado por grandes muralhas. Por conta disso, o centro é a região mais isolada. Algumas casas próximas a este local estão bem distantes da rua, o que acontece também com o cemitério, fazendo com que os sims tenham que caminhar pela grama por alguns minutos do jogo até chegar ao seu destino.

Lotes

aparência geral dos lotes de Monte Vista é propositalmente monótona. Todas as construções basicamente têm paredes amarelas e telhados de barro (inclusive os Rabbit Holes). Não tão proposital talvez seja a semelhança dessas construções com as de Champs Les Sims, reforçando a sensação de repetição temática.


Em sua maioria, os lotes vagos (mais de 15) são pequenos. Esse problema poderia ser facilmente contornado, já que há uma vasta região do terreno do mundo inutilizada.

Vegetação

Monte Vista tem uma vegetação exclusiva. São quatro novas árvores e uma nova flor, a papoula.

Iluminação

Durante o dia, o céu e o mar são praticamente da mesma cor azul-turquesa, o que imprime um tom invariável. No pôr-do-sol, a cidade fica avermelhada.


Na noite, o céu não é claro e nem muito escuro. O que pode incomodar é que, conforme a posição da câmera e na visão mapa, a cor da água fica extremamente escura (quase preta).


A iluminação das ruas é deficiente. Apenas o centro é bem iluminado, no restante da cidade só há postes bem próximo às casas.

Sims

Quanto aos sims, o destaque fica para a volta da família Montez da Vila Verona do The Sims 2, inspirada, por sua vez, na história de Verona de Romeu e Julieta.

Os pontos negativos ficam por conta da ausência dos Caputo (a família rival dos Montez) como núcleo jogável e das biografias dos sims da cidade que não passam de uma frustrante e pouco variável saudação à Monte Vista.

Objetos

Há mais de 40 itens novos em Monte Vista, como árvores, placas de trânsito novas, peças de ruínas, itens de construção, penteados e roupas.

O que chama a atenção é um novo bolo de casamento e o novo objeto premiumo forno a lenha. Este objeto possui novas animações e possibilita ao sim preparar 13 novos alimentos (4 tipos de pães, 3 tipos de calzone, 3 tipos de lasanha e 3 tipos de pizza!).


Alguns dos Rabbit Holes são os mesmos dos de Appaloosa Plains e do jogo básico com outras cores e pequenas modificações. Já outros foram completamente modificados.


O destaque fica para o estádio que tem a aparência de um coliseu em ruínas.

A maior parte esmagadora de Rabbit Holes possui cores amareladas e telhados de barro, mas mesmo assim, devido os diferentes modelos de prédios, é fácil distingui-los. Os únicos que se confundem são o armazém criminoso e a escola, já que o primeiro ganhou um formato mais parecido com a instituição de ensino do jogo base, mas nada que alguns minutos jogando na cidade não façam o jogador acostumar com os prédios.

Conclusão

Monte Vista é uma cidade que tenta retratar a Toscana e por isso apresenta elementos incríveis como pontes temáticas, muralhas medievais e cores propositalmente pouco variáveis. A sua tonalidade amarelada e envelhecida, a dificuldade de tráfego por conta da disposição das ruas e o fato de ser parecida com Riverview e Champs Les Sims, no entanto, faz Monte Vista não servir bem à jogabilidade e se mostrar um lugar potencialmente enjoativo àqueles que não gostam deste tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra nós!

Contador de Visitas